Corretora de seguros ou seguradora: descubra as diferenças!

Home » Notícias e Novidades » Sem categoria » Corretora de seguros ou seguradora: descubra as diferenças!

corretora-ou-seguradoraSempre ressaltamos a importância de contratar seguros para proteger seus bens, e que a contratação deve ser feita com corretores de seguros, especialistas no segmento e que representam as melhores seguradoras do país.

Mas, você sabe a diferença entre corretora de seguros e seguradora?

Seguradora x corretora
Quando você contrata um seguro, independentemente de sua modalidade, você faz a contratação por uma corretora. Porém, é a seguradora quem assume o risco por seu bem, seja ele um automóvel, uma viagem, residência, pessoa, etc.

Vinculação à SUSEP
Para você entender bem a diferença entre seguradora e corretora de seguros, precisamos nos estender no assunto e mencionarmos a SUSEP.

A Superintendência de Seguros Privados é uma entidade vinculada ao Ministério da Fazenda, e ela regula, fiscaliza, supervisiona, controla e incentiva todas as atividades do ramo securitário.

As seguradoras, por sua vez, são vinculadas à SUSEP, e elas são autorizadas pelo órgão superior a assumir os riscos contratados em sua apólice de seguro. Em caso de sinistro, também são as seguradoras que realizam a indenização do bem segurado.

Ou seja, quando você contrata um seguro para proteção do seu bem, você firma um compromisso com a seguradora, para que ela assuma o risco por você, e o indenize em caso de necessidade.

As corretoras de seguros também são vinculadas à SUSEP. Elas comercializam os produtos e serviços das seguradoras, e servem como intermediárias entre o segurado e a seguradora. São as corretoras que garantem o cumprimento das cláusulas do contrato.

Por que contatar um corretor de seguros?
Algumas pessoas preferem relacionar-se diretamente com a seguradora, dispensando o contato com o corretor de seguros. Contudo, estão erradas quando assumem essa prática.

Afinal, o corretor de seguros conhece muito bem as cláusulas e os termos específicos da apólice, e é a pessoa ideal para esclarecer suas dúvidas e orientar-lhe sobre a melhor forma de contratação.

O profissional da corretora de seguros possui vasto conhecimento no assunto, pois foi treinado e capacitado para assumir a tarefa, então ele pode orientar você desde o interesse em contratar um seguro até a solicitação da indenização, se for necessária.

Além de todas essas vantagens, o corretor de seguros é a pessoa que cuidará de toda a burocracia para você. Ele torna ágeis todos os processos envolvidos desde a contratação até a indenização, fazendo todos os contatos necessários com a seguradora. É mais tempo para você.

Atendente online x corretor de seguros
Agora que você já sabe que o corretor de seguros é o profissional que cuida de todas as transações relacionadas ao seu bem, junto à seguradora, pode ficar a pergunta: é melhor contratar um corretor de seguros ou um atendente online?

Bom, inicialmente, as duas modalidades de corretores deveriam realizar o mesmo serviço: tratar de tudo que se refere ao seguro, desde a cotação até a eventual indenização.

Contudo, esse suporte ao segurado muitas vezes não é tão bem realizado pelo atendente online, que pode não ser especialista no assunto. Afinal, é comum que instituições financeiras ofereçam seguros a seus clientes.

Na dúvida, procure um corretor de seguros, mesmo que seja através do site da corretora, pois ele é especialista no assunto e pode atender você em todas as suas necessidades.

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]