Qual a semelhança entre escritórios contábeis de sucesso?

Home » Notícias e Novidades » Novidades » Qual a semelhança entre escritórios contábeis de sucesso?
contabidadeCada escritório é um caso, com um tamanho, uma forma de gerenciar, um estilo de organização interna. Diversas questões podem influenciar no bom desenvolvimento ou não de um escritório contábil no mercado. Uso de tecnologias modernas e de softwares de gestão, identidade visual desenvolvida, presença online, enfim, são muitos os fatores determinantes.
Alguns escritórios compartilham traços semelhantes que, não por acaso, são encontradas em todos os escritórios de sucesso, enquanto centenas fecham as portas todos os anos, os escritórios bem-sucedidos não só resistem como ainda progridem, cada vez mais. Mas o que os escritórios contábeis de sucesso têm em comum?

 

Missão clara e objetiva

Escritórios de sucesso têm uma missão bem determinada, sabem apresentar aos seus colaboradores e clientes uma ideologia singular de trabalho e isso é muito relevante em diferentes pontos de vista:
1) Causa uma boa impressão, indica disciplina, transmite firmeza e gera credibilidade, as principais características para se alcançar o sucesso. Essas características são as primeiras buscadas por clientes que pretendem contratar um escritório contábil.
2) Uma missão bem estipulada mostra que o escritório tem um plano diferente, e que seus colaboradores trabalham alinhados aos objetivos do escritório. Logo, por si só, ter uma missão bem definida já cria uma certa percepção de valor por parte do cliente.

Flexibilidade para realizar mudanças

Fazer sucesso não significa que você terá sucesso para sempre. Os cenários mudam, a economia varia, a concorrência aparece, a qualidade dos seus serviços deve ser mantida e, para isso, sua empresa deve acompanhar as tendências das mudanças.
Seja qual for a exigência do mercado, não resista ou você poderá acabar sendo excluído dele. Ter jogo de cintura para mudar e se adaptar rapidamente aos novos cenários mercadológicos são fundamentais, não só para se manter o escritório vivo, como também para manter o sucesso.

Controle das finanças

Escritórios bem-sucedidos dominam mecanismos de controle de seus fluxos de caixa e, por isso, estão sempre cientes de quando e como devem tomar as medidas necessárias. Ter domínio do controle das finanças significa saber o momento de se cortar despesas, fazer investimentos verdadeiramente rentáveis, renegociar dívidas ou promover qualquer outra ação que possa potencializar a saúde financeira da empresa.

Equipe sempre atualizada

As legislações específicas do setor contábil no Brasil, além de extremamente complexas, são constantemente alteradas, o que gera uma enorme escassez de profissionais atualizados no mercado. Por conta disso, para que um escritório se destaque dentre tantos outros, é imprescindível que ele mantenha sua equipe constantemente atualizada ou estará se auto condenando a fazer parte da grande massa de escritórios que não agregam valor algum ao serviço oferecido. Portanto, estabeleça rotinas de atualizações diárias e ofereça cursos de atualização periodicamente aos seus funcionários. Pode não parecer, mas só de seguir essa dica, isoladamente, você já estará muitos passos à frente de boa parte dos escritórios contábeis do país.

Busca constante por inovação

Escritórios de sucesso são pioneiros, inovam para conduzirem as mudanças inéditas que possa impactar positivamente o setor a que pertencem. Logo, escritórios devem buscar inovação, sempre que possível. Seja criando novos serviços ou produtos que aumentem seus lucros, aderindo ferramentas tecnológicas que ajudem a agilizar seus registros ou desenvolvendo processos internos que otimizem tempo, o que importa é ser sempre referência do segmento a que se pertence, sem medo de arriscar. Escritórios de sucesso não param de inovar jamais.

Público alvo bem definido

Definir um público alvo é muito importante para orientar o escritório a se especializar para garantir aos seus clientes um serviço mais personalizado e com a melhor qualidade possível. Esse é um dos caminhos para seu escritório se destacar em determinada área e, consequentemente, tornar-se referência dentro dela. Essa posição de destaque fará com que seu escritório conquiste cada vez mais clientes no segmento. Além disso, a especialização em determinada área contribui para a redução do custo operacional, ou seja, possibilita que se ofereça um preço melhor com serviços de qualidade, gerando mais valor agregado ao cliente.

Fazer da contabilidade uma ferramenta em gestão

Os contadores que sabem o poder que a contabilidade tem, são capazes de se tornarem o braço direito dos clientes e auxiliá-los em decisões mais estratégicas, por terem nas mãos os principais gráficos com os índices mais importantes para a empresa atendida. Consequentemente, esses contadores ganham tempo (porque já possuem as informações que necessitam), diminuem seus custos (porque fazem duas coisas ao mesmo tempo) e ainda proporcionam uma oportunidade incrível de mostrarem o quanto podem agregar de valor ao serviço oferecido. Em outras palavras, o escritório que também assume o departamento financeiro do cliente agrega valor ao serviço ao mesmo tempo em que reduz seus custos próprios. Combinação perfeita para o sucesso.

Seguir uma agenda

Tentando prestar os mais diversos tipos de serviços ao mesmo tempo, os escritórios de contabilidade às vezes se perdem com seus prazos. Por isso, o gerenciamento de tempo é fundamental para que os serviços sejam prestados no prazo e com eficiência. Sendo assim, seguir uma agenda ajuda os contadores a gerenciarem melhor seu tempo, ajuda a organizar o escritório e, ao final, contribui para que sobre tempo para os contadores se dedicarem às tarefas menos burocráticas e mais estratégicas. Resumindo, seguir uma agenda organiza tarefas, economiza tempo, otimiza o trabalho e, em última instância, aumenta a produtividade do escritório.

Oferecer valor adequado ao cliente

Uma empresa de sucesso sempre preza por ouvir e, naturalmente, valorizar seus clientes. Busque excelência na prestação de serviços e na geração de produtos que realmente tenham valor. O cliente é o maior patrimônio de qualquer empresa de sucesso, até porque, sem ele, não há empresa.

Seguro é a base de um planejamento empresarial. Seu patrimônio está protegido? Consulte agora um de nossos especialistas e veja as melhores coberturas de acordo com suas necessidades!

Cotar AGORA

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]