Segurança virtual: recursos para proteger suas informações online

21 de dezembro de 2015

Floripana Seguros

Novidades

0

Seguranca-virtual-floripanaQuando você resolve abrir uma empresa, seja no ramo que for, é impossível pensar em fazer isso sem usar a Internet, certo? Hoje, é muito difícil cogitarmos uma vida completamente offline. Se você costuma fazer compras e transações online, ou tem um site de e-commerce, informações importantes podem ficar vulneráveis, e por isso adotar medidas de segurança é algo cada vez mais essencial.

Você já deve ter ouvido falar de algumas delas, como usar senhas fortes (nada de usar datas de aniversário), não baixar arquivos estranhos, não clicar em links desconhecidos, e não divulgar informações pessoais. Tudo isso está correto, e ajuda a prevenir ataques ou invasões na sua rede e em de seus clientes. Mas existem outras soluções que deixam você e seu negócio ainda mais seguros no ambiente online.

Gerenciamento de senhas

Redes sociais, e-mails, aplicativos: todos requerem um login e senha. Para facilitar sua vida – e não exigir muito da sua memória – programas como o Dashlane, que também tem um app para smartphones, ajudam a gerenciar todas essas informações. Além de armazenar as senhas para cada site que você precisa acessar, o aplicativo também cria senhas fortes para novos cadastros e salva todas elas no aplicativo. Para acessá-las, é necessária uma senha mestre, e uma extensão para navegadores que faz o login automático em cada página.

Verificação em duas etapas

Para ter ainda mais segurança, existem alguns programas que permitem que você faça uma dupla verificação antes de entrar em algum site. O processo, também conhecido como autenticação em duas etapas, exige que os usuários incluam informações adicionais para acessarem suas contas, combinando-as com login e senha.  Com o Authy, por exemplo, suas contas, inclusive de aplicativos para celulares, só poderão ser acessadas com essas informações extras. O Google Authenticator – disponível para iOS e Android – também oferece esse recurso, enviando um código para seu smartphone por SMS, chamada de voz, ou pelo app instalado no seu dispositivo.

Controle de privacidade

Hackers são capazes de invadir sites e contas com muita facilidade, roubando informações que podem ser valiosas para sua empresa. Para evitar que isso aconteça, programas como o PrivacyFix permitem que você controle a privacidade de redes como Facebook, Google e LinkedIn, mostrando as configurações que precisam ser corrigidas. Ele pode ser usado no computador e em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Backup na nuvem

Poder acessar arquivos e informações de qualquer lugar é uma das grandes vantagens da computação em nuvem. Plataformas como Google Drive, Dropbox e Box permitem que você salve o que precisa e acesse seus dados em outros dispositivos. Além disso, você pode fazer o backup de documentos, fotos e vídeos na nuvem. Se você precisar de mais espaço de armazenamento do que os disponíveis de forma gratuita, existem várias opções de planos pagos.

Equipamentos

Todas essas medidas virtuais são importantes, mas também é necessário pensar nos computadores da sua empresa. É por isso que algumas seguradoras oferecem, nos seguros empresariais, cobertura para reparo ou substituição de equipamentos eletrônicos e indenização em caso de incêndio, queda de raios e explosão. Afinal, não basta apenas fazer backup e resguardar seus arquivos, seus equipamentos também precisam estar protegidos.

Com esses cuidados, você pode ficar mais tranquila, sabendo que não só sua loja ou escritório estão seguros, mas também os dados armazenados nos seus computadores e na rede. Afinal, você não vai deixar de aproveitar as facilidades da internet no trabalho e em casa, não é?

 

Deixe uma resposta