Seguro de carro novo x Seguro de carro usado: existe diferença?

Home » Notícias e Novidades » Novidades » Seguro de carro novo x Seguro de carro usado: existe diferença?

seguro de carro novo x seguro de carro usado floripanaAo comprar um carro, seja ele novo ou usado, é indispensável a contratação de um seguro para cobrir possíveis sinistros ou outros imprevistos. Mas nem todos os seguros têm valor igual. Eles podem variar por diversos fatores, principalmente em relação à quilometragem rodada e o tempo de uso do veículo.

O seguro de carro novo

A princípio, o valor do prêmio do seguro, que é o valor pago para a sua contratação, varia de acordo com o valor de mercado do carro, Deste modo, o valor do seguro é influenciado pelo preço de reposição das peças, do valor do conserto, da reposição do carro, dentre outros.

O valor do seguro de carro novo poderá ser mais elevado se levarmos em consideração o seu valor de mercado ou o fato de ser um lançamento.

Por outro lado, mesmo sendo um carro novo, o prêmio poderá ser reduzido já que a probabilidade deste veículo apresentar defeitos e outros problemas será menor do que um carro usado, exatamente pelo menor tempo de uso e recente fabricação.

Além disso, as peças para reposição do carro novo podem ser mais baratas e mais fáceis de encontrar do que as peças do carro usado por terem sido fabricadas há menos tempo.

Outro fator que contribui para a redução do valor do seguro de carros novos é a probabilidade de ocorrência de furtos ou roubos. Considerando que eles são novidade no mercado e há menos exemplares circulando nas ruas, eles chamarão menos atenção e gerarão menos ocorrências, pelo menos em curto prazo.

O seguro de carro usado

A mesma lógica utilizada para a determinação do prêmio do seguro de carro novo é adotada para estabelecer o valor do prêmio do seguro de carro usado: o preço de venda.

Somado ao valor de mercado, o que vai ser levado em conta também será o tipo de uso e conservação do veículo, aliado ao preço das suas peças para reposição, eventuais sinistros, etc.

Para carros que, mesmo fabricados há muitos anos, possuem valor de venda mais elevado ou peças que são mais caras ou mais difíceis de serem encontradas, o valor do prêmio será mais alto se comparado com o valor pago para carros novos.

Em contrapartida, há alguns carros que sofreram poucas variações dos seus modelos mais antigos para os atuais e as suas peças são de fácil acesso, com preços mais baixos e manutenção mais barata. Para estes casos, o valor do seguro será menor.

As diferenças entre os dois seguros

O seguro de carro novo e o seguro de carro usado apresentam, como principal diferença, os valores dos fatores usados como parâmetro para determinação do prêmio, que já falamos acima.

Para o carro novo que apresenta manutenção e peças mais baratas, o prêmio do seguro contratado será, em consequência, menor. Portanto, se o seu valor de mercado e conserto são mais caros, estes fatores onerarão o valor a ser pago pelo contratante do seguro.

A mesma lógica recai sobre o seguro de carro usado: para aqueles cujas peças são mais baratas e fáceis de encontrar e a manutenção tem custo reduzido, o valor do prêmio será menor. Já para os carros que apresentam peças mais caras, de difícil acesso no mercado automobilístico e com grandes alterações de modelos ao longo dos anos, o valor será mais alto.

A Floripana Seguros protege os seus bens e deixa você tranquilo, simulamos a sua cotação de seguro com as melhores seguradoras do mercado e apresentamos as melhores opções, de acordo com as suas necessidades. Faça uma cotação de seguro conosco.

Nossos clientes tem atenção especial, cada cliente é ÚNICO, tratamos cada um, com transparência, fazendo assim a FLORIPANA CORRETORA DE SEGUROS uma empresa de ÉTICA PROFISSIONAL.

Estamos localizados na Rodovia SC 401 nº 15068 sala B, Vargem Pequena – CEP: 88052-000

Florianópolis – Santa Catarina

Tel/Fax: (48) 3269-6232 / Celular: (48) 99104-4636

Email: floripana@floripanaseguros.com.br