Seguro de vida: O que fazer após a contratação?

Home » Notícias e Novidades » Sem categoria » Seguro de vida: O que fazer após a contratação?

contratei-seguro-de-vida

As decisões que você toma hoje, tem impacto direto na segurança financeira da sua família no amanhã. Existem outros cuidados, além da contratação de um seguro de vida, que podem ajudar a manter o padrão de vida da sua família para que atravessem um momento difícil da vida com mais conforto e segurança.

  • Documentos e contatos organizados
  • Beneficiários do seguro de vida
  • Planejamento de sucessão

 

Documentos e contatos organizados

Beneficiários de seguro de vida muitas vezes deixam de receber indenizações de seu direito porque simplesmente não sabem da existência. Como ter todos os contatos e documentos organizados? Veja o passo-a-passo a seguir:

  1. Separe os documentos por assunto;
  2. Escolha um local seguro para guardar os documentos;
  3. Se preferir, digitalize os documentos e mantenha os arquivos no computador. Mas guarde os originais,
    pois eles são a sua garantia;
  4. Tenha uma lista com números de contas, cadernetas de poupança, apólices de seguro, aplicações, PIS,
    FGTS etc;
  5. Informe o local de guarda destes documentos a uma pessoa de confiança.

 

Beneficiários do seguro de vida

Caso ainda não tenha escolhido os beneficiários do seu seguro de vida, pode conversar com seu corretor de seguros e definí-los com nome e sobrenome, sendo cônjuge ou filhos.

Sempre que possível, faça uma revisão da relação de beneficiários, para garantir que esteja atualizada. As indenizações de seguros são pagos rapidamente, sem entrar em inventário. Porém, quando os beneficiários não estão pré-definido ou a indicação do segurado não tem como ser levada em consideração (em caso de falecimento de beneficiários, por exemplo), pode atrasar um pouco o processo. É importante também estabelecer o percentual da indenização que será pago para cada beneficiário, onde a soma desses percentuais deve ser igual a 100%.

Planejamento de sucessão

Planejando o destino dos seus bens, você ajuda a evitar problemas financeiros e conflitos na sua família. Seguros de vida e planos de previdência complementar são algumas ferramentas úteis.

Seguro de vida

Você pode escolher quem serão os seus beneficiários, pode ser até mesmo alguém que você não tenha nenhum grau de parentesco. A indenização não entra em inventário e não precisa ser declarada no Imposto de Renda do beneficiário. Em regra, o seguro é pago após a entrega de toda a documentação necessária, através de crédito na conta corrente do beneficiário ou contra-recibo (ordem de pagamento – OP), em qualquer agência do Banco do Brasil, no prazo de 30 dias a contar da disponibilização pela Icatu Seguros S/A.

Planos de previdência

Em caso de morte do participante, durante a fase de acumulação, a sua reserva (provisão matemática
de benefícios a conceder) será colocada à disposição do(s) beneficiário(s) ou sucessor(es) legítimos para recebimento à vista ou para pagamento de renda, mediante solicitação. É possível escolher livremente os seus beneficiários e o percentual que cada um irá receber do benefício.
No momento da sucessão familiar, os beneficiários indicados recebem os valores acumulados, sem
obrigatoriedade de participação em inventário.

Converse um com de nossos corretores para calcular os gastos com habitação, alimentação, saúde, transporte, lazer e educação no seu orçamento. Desta forma você consegue definir melhor o valor necessário para sua família.

Leia também Coronavírus: o Seguro de Vida cobre? 

O que deve ser considerado na hora de fazer o seu planejamento sucessório

  • A sua estrutura familiar, as características, necessidades e preferências de cada um dos seus herdeiros;
  • Os valores dos benefícios contratados, de forma que eles acompanhem as mudanças em sua vida e possam cumprir suas expectativas;
  • O momento mais adequado para transferir o patrimônio dos herdeiros, em vida ou após a morte;
  • Quais os instrumentos mais adequados, por exemplo: os PGBLs, os VGBLs, doação de patrimônio com usufruto, testamento etc.
Em uma situação delicada e instável, um seguro de vida pode fazer toda a diferença. Garantir sua proteção e da sua família se faz cada vez mais necessário.

Faça AGORA a cotação do seu Seguro de Vida e garanta a sua tranquilidade e a de quem você ama!

Cotar AGORA

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]