Vantagens e Desvantagens para seguro do automóvel mais antigo

Home » Notícias e Novidades » Novidades » Vantagens e Desvantagens para seguro do automóvel mais antigo

Vantagens e Desvantagens para seguro do automóvel mais antigo floripanaAo contrário dos carros novos e seminovos, os automóveis mais antigos – os quais foram fabricados há mais de quinze anos – não são muito disputados entre as empresas que comercializam seguro de veículo, nem muito procurados por seus proprietários.

Por parte das seguradoras, o principal motivo para o desinteresse é a dificuldade de encontrar peças para reposição, tanto em caso de acidentes como em caso de furto e posterior encontro do veículo sem suas peças originais. Vale frisar que as montadoras não possuem obrigação de fornecer peças de reposição aos carros fabricados há mais de dez anos.

Apesar de existirem apólices destinadas especialmente para este grupo de automóveis e usuários, muitas vezes os valores aplicados são muito altos; chegando à quase 1/3 do valor total do veículo. Sendo assim, a contratação do seguro de carro nestas condições se torna inviável. E mesmo que uma apólice completa seja inviável aos carros antigos, é preciso contratar – de uma forma ou outra – alguma cobertura para proteger o bem e o condutor, seja ele o principal ou terceiros.

Dentre os itens constantes na apólice devem estar listados assistência 24 horas, guincho e danos a terceiros.

 

Principais vantagens da contratação do seguro do automóvel antigo:

  • Assistência mecânica/socorro 24 horas: é natural afirmar que, quanto mais antigo o automóvel, maiores são as chances e necessidades de recorrer à assistência, guincho, etc. Contratando apólice de seguro, o condutor vê-se tranquilo e protegido sob qualquer sinistro.
  • Reposição de peças em caso de furto: apesar de ser difícil obter peças originais de carros antigos (tal fator é um dos responsáveis pelo alto valor destas apólices), muitas vezes a cobertura do seguro consegue efetivar a reposição, com valores menores do que se realizadas em oficinas particulares.
  • Cobertura contra acidentes à terceiros: contratando um pacote que cubra sinistros envolvendo terceiros, o proprietário do automóvel estará garantido em casa de acidentes.