3 motivos para ter um seguro RC Profissional

Conheça o seguro que protege o seu patrimônio de eventuais falhas na prestação do seu serviço:

Primeiramente, com Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, também conhecido como seguro de erros e omissões profissionais, sobretudo, protege o patrimônio do empreendedor (empresa ou profissional liberal) de eventuais falhas na prestação do serviço que causem um dano ao terceiro, do mesmo modo as despesas de defesa, acordos e indenizações de outros danos.

Muitos empreendedores que oferecem serviços profissionais correm o risco de reclamações de negligência, erros ou conselhos inadequados que causaram perda financeira ou de reputação.

1) Proteger-se é preciso! Considere ter um seguro de responsabilidade civil profissional

Se uma ação judicial de danos por erros e omissões profissionais for movida contra o seu negócio, certamente você poderá colocar o seu patrimônio ou sua empresa em risco, em virtude de por gastos com defesa em ações judiciais, sob alegação de ato danoso praticado durante a prestação de serviços. Dessa forma, todo prejuízo financeiro, dano material, corporal, moral ao terceiro, como o custo de contratar um advogado e quaisquer acordos judiciais, estarão amparados no seguro. Mesmo que o erro não tenha sido sua culpa, defender-se pode ser muito caro, em decorrência das repercussões que gera na vida das pessoas, como, por exemplo, o sentimento de perda ou deterioração de um bem material, ou o vexame e a humilhação de ser atingido intimamente, ocasionando lesões que por sua vez atingem outros direitos, como os direitos da personalidade.

Recorrentemente, em uma ação judicial, é verificado o direito à reparação dos danos não apenas sob a ótica do direito civil, todavia também pelos princípios constitucionais, tendo como orientação geral o princípio da dignidade da pessoa como forma de proteção e de desenvolvimento dela.

2) Principais Coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional

Fique atento! Esse tipo de seguro compreende várias coberturas, sendo  as 3 principais a saber:

– Indenizações e acordos judiciais de prejuízos financeiro causado a clientes, em princípio resultantes de falhas na atividade profissional;

– Custos de defesa desde o início do processo referente a reclamação judicial, independente se ocorra a condenação ou não;

– Dano Moral, incluindo difamação, calúnia ou injúria.

3) Sua reputação também está em jogo!

É importante não deixar um único erro abalar sua reputação.

Contudo, se um cliente alegar que você cometeu um erro, independente de você tê-lo cometido ou não, o seguro de responsabilidade civil profissional para empreendedores – de pequenas empresas ou de profissionais liberais – permite que você avance rápido, em vez de ficar sobrecarregado e estressado em casos judiciais que chamam a atenção e comprometem seu patrimônio.

Agora que você conhece alguns motivos, faça uma cotação com a Floripana Corretora de Seguros!

Fonte: Blog Tuia

Post by floripana