A importância de ter um seguro de Responsabilidade Civil

O seguro de responsabilidade civil profissional é um seguro que prevê o pagamento de prejuízos decorrentes de danos causados pelo seu contratante (até o limite de cobertura) a terceiros. Voluntários ou involuntários, esses estragos podem ser tanto materiais quanto físicos.

Esse tipo de Seguro pode, no caso de um processo judicial envolvendo um profissional da saúde amparado por ela, por exemplo, pagar todos os pedidos de indenização, danos e custos de uma paciente vítima de um erro médico.

A importância de ter um seguro de responsabilidade civil profissional

Para quem é indicada essa proteção?

Para profissionais ou empresas que, de alguma forma, entendem que possam causar riscos a alguém, ainda que de forma involuntária.

Essa modalidade de seguro – que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo corporativo – evita, por exemplo, que o contratante tenha sua imagem, reputação ou patrimônio abalados por algo que, muitas vezes, foge de seu controle no ambiente de trabalho e causa dano a terceiros. Impede, ainda, possíveis processos judiciais (por dano moral e material ou assédio moral, por exemplo) e riscos futuros, como prejuízos em decorrência de pedidos de indenizações ou ressarcimentos.

Seguro de responsabilidade civil individual ou coletivo?

Muitos sindicatos, associações e conselhos de classe oferecem a seus profissionais o seguro de responsabilidade civil. Quando isso ocorre, há uma redução de custos para os trabalhadores, mas é preciso pesquisar antes valores, prêmios e coberturas.

Além disso, há modalidades desse tipo de seguro voltadas exclusivamente para executivos e profissionais liberais, entre outras categorias.

Há, ainda, seguros exclusivamente para  empresas que, por exemplo, precisam de coberturas de riscos ambientais cujos danos elas possam vir a causar em decorrência de suas atividades.

Faça sua cotação clicando no botão! Conte com a Floripana para proteção da sua carreira.

 

Fonte: Blog MetroForm

Post by floripana