8 Dicas para você entender como funciona o Seguro de Vida

8 Dicas para você entender como funciona o Seguro de Vida

Em um mundo que muda muito rápido e a todo momento, investir na segurança de sua família é uma das melhores decisões que você pode tomar, concorda? Além do motivo óbvio, ou seja, garantir que o patrimônio que você construiu não sofra uma deterioração, planejar o futuro traz muita tranquilidade no presente.

Por isso, temos o Seguro de Vida, sabia que ele é muito mais barato do que você pensa? E que ele evolui junto com a sua história e a de sua família? Confira essas e outras questões a seguir!

1. Seguro de vida para e seus dependentes

Se você tem crianças, parceiro/parceira ou outro tipo de dependente que conta com seu suporte financeiro, você precisa de um seguro de vida. O principal objetivo desta modalidade de seguro é garantir o pagamento de uma Indenização na ocorrência de algum evento coberto pelo seguro. Isso porque, nos casos previstos em contrato, o seguro de vida garantirá segurança financeira para sua família.

2. Cálculo, quanto investir

Se você está tentando entender o valor aproximado do seguro que deve contratar, comece multiplicando por 60% o seu rendimento anual vezes os anos que faltam até a aposentadoria. O valor resultante deverá ser suficiente para cobrir o seu salário, considerando um aumento ao longo dos anos.

Não se esqueça de adicionar ao cálculo o valor dos seus benefícios na empresa como, por exemplo, o seguro de saúde. O próximo passo é subtrair os impostos! Assim, você terá o valor que sua família precisará caso algo aconteça com você que o impeça de manter seus rendimentos.

3. Você pode começar de forma mais simples do que imagina

Um pensamento para se ter em mente é que um seguro de vida regular é melhor do que não ter nenhum seguro de vida. Dito isso, um bom ponto de partida é uma cobertura que se iguale as suas dívidas (como financiamentos, empréstimos e contas a pagar) somado a 5 anos de salário. Se você não trabalha considere o salário médio de um brasileiro que em 2017 foi aproximadamente R$ 26 mil ao ano.

4. O seguro de vida é mais barato do que você pensa

Muitas pessoas acreditam que um seguro de vida é muito mais caro do que na verdade é. De fato, é possível comprar um seguro de uma boa companhia por preço surpreendentemente baixo.

Vale lembrar que o seguro de vida fica mais caro de acordo com a idade, então quanto mais cedo comprar o seu, mais barato e coberto você estará.

5. Um ponto importante: seguro de vida é um investimento inteligente

Se você está procurando um seguro com um valor de cobertura recomendada, você pode esperar pagar cerca de 1% do seu rendimento na tarifa anual em um seguro de vida. Gastar 1% do seu rendimento para proteger anos de rendimentos é um ótimo investimento.

6. Entenda melhor o seguro de vida que a sua empresa oferece em seu pacote de benefícios

Muitas pessoas acreditam que o seguro de vida oferecido pela empresa cobre muito mais do que na verdade tem capacidade. Procure entender melhor as características do que está recebendo para, assim, decidir: se vai adicionar condições extras seu plano de seguros ou adquirir algo complementar por conta própria, para ter certeza que suas necessidades serão atendidas.

7. Lembre-se que um seguro de vida evolui como a sua vida

Um seguro de vida precisa de alterações ao longo dos anos. Isso porque a vida muda a todo o momento e é cheia de surpresas. Você pode ganhar mais um integrante, um lindo bebê, mudar de emprego, fazer aquela tão sonhada mudança para uma cidade mais tranquila ou até receber uma promoção inesperada. Revise todo os anos sua proteção para ter certeza que é a melhor opção e aproveite que você terá que declarar o imposto de renda e informe seu corretor sobre essas mudanças.

8. Pesquise sobre o funcionamento dos seguros

Quanto mais você lê sobre seguros de vida, mais conhecimento você terá para escolher o seu. Muitas pessoas gostam de buscar aconselhamento profissional enquanto outros procuram entender sobre o assunto por conta própria.

Fonte: Metlife

Post by floripana