Benefícios do Seguro de Vida para Empresas

O seguro de vida para funcionários, quando contratado, é acompanhado de outros benefícios, como planos de saúde, plano odontológico e previdência, costumam ser mais bem vistos pelos colaboradores.
Sua importância tem sido crescente nos últimos anos, as empresas estão incorporando o Seguro de Vida para funcionários em seu pacote de benefícios.
O seguro de vida para funcionários abrange em sua cobertura, tanto os colaboradores, como sócios, executivos, estagiários e terceirizados.

Como funciona o seguro de vida para colaboradores?

O setor de Recursos Humanos analisa todos as exigências na hora de contratar o seguro de vida que a empresa irá oferecer aos funcionários. Pois existem benefícios que devem ser de acordo com às necessidades da profissão exercida pelo colaborador, através de suas convenções coletivas.
É possível contratar uma cobertura básica para casos de morte, invalidez por doença ou por acidente ou outros que cubram doenças graves ou despesas médicas, diárias por internação hospitalar ou por incapacidade, entre outros.
Para a contratação, a empresa deve saber quais são as necessidades de seus colaboradores e compreender quais os tipos de riscos que realmente estão expostos. Apenas dessa forma é possível selecionar o seguro de vida para funcionários adequado.
Um Pacote Completo deve conter:
Assistência emergencial: essencial para colaboradores que realizam viagem nacional ou internacional a trabalho.
Despesas médico-odontológicas: podem ser utilizadas em caso de acidentes com o segurado.
Prêmio em vida adiantado: em situações que o colaborador desenvolva doenças crônicas ou terminais, é possível antecipar o valor da indenização ainda em vida ou algum acidente que possa ter causado alguma invalidez.
Incapacidade temporária por acidente: quando o colaborador sofre algum acidente e fica afastado do trabalho temporariamente, poderá receber uma renda diária.
Assistência funeral: esse serviço auxilia a família do colaborador com as questões burocráticas e custos do funeral em caso de falecimento.
Para o RH conseguir contratar o seguro específico aos colaboradores, é necessário determinar qual o tipo de cobertura que será oferecida e quais funcionários que terão o direito. Somente após tomar essas decisões, será possível buscar por uma corretora que garanta que o plano escolhido seja bem administrado.

Quais as vantagens do seguro?

O seguro de vida empresarial apresenta diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para seus funcionários, como:
  • Pode ser considerado um fator motivacional muito forte para os colaboradores e seus familiares, que podem usufruir de um benefício social;
  • Auxilia na retenção de funcionários e na menor rotatividade, o que influencia na qualidade do serviço e na redução de gastos com demissões e novas contratações;
  • Antecipa e previne problemas, reduzindo custos financeiros para a empresa;
  • É um benefício diferencial para a empresa se manter à frente de suas concorrentes no mercado de trabalho;
  • Garante vantagens fiscais para o pagamento do imposto de renda da corporação.
Além de garantir, a segurança de seus funcionários e ainda pode proporcionar um excelente custo-benefícios para os negócios.

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Post by floripana