Como uma boa gargalhada pode melhorar sua saúde?

Pode ser um sorriso tímido ou risada super sonora: todo mundo concorda que sorrir faz bem. O que você talvez não saiba ainda é que, além levantar o astral, uma boa gargalhada traz uma série de benefícios para a sua saúde.

Trouxemos esse post para te explicar quais são os efeitos que um bom sorriso gera no seu organismo. Confira!

A oxigenação dos órgãos e tecidos aumenta

O coração de um adulto bate, em média, 70 vezes por minuto. Quando gargalhamos o ritmo aumenta e pode atingir até 120 pulsações por minuto. Essa aceleração dos batimentos cardíacos faz com que a circulação do sangue fique mais intensa. Com isso, os vasos sanguíneos se expandem e o sangue passa a “transportar” o oxigênio mais facilmente para os seus órgãos e tecidos, colaborando com a saúde e aspecto geral de sua pele. 

Os pulmões ficam mais limpos

Gargalhar também faz bem para os pulmões. Uma risada, daquelas de tirar o fôlego, faz com você inale mais ar e expire com mais força. O resultado é mais oxigênio (que inalamos na respiração) e menos dióxido de carbono (que exalamos na expiração). Ou seja: pulmões mais limpos.

O sistema digestivo é estimulado

Sabe aquele gesto quase automático de levar as mãos à barriga quando damos uma risada prolongada? Não é à toa. Quando sorrimos, movimentamos intensamente os músculos abdominais e esse estímulo resulta em uma espécie massagem para o estômago e os intestinos.

O sistema imunológico é fortalecido

Você chega em casa tenso depois de um dia de trabalho difícil e decide assistir a um bom filme de comédia para relaxar. Sabe por que costuma dar certo? Porque depois de uma sequência de risadas os níveis de adrenalina e cortisol, conhecidos como hormônios do estresse, diminuem, fazendo com que você se sinta mais calmo. Já a endorfina, hormônio que deixa você relaxado, aumenta. Esse processo estimula o nosso corpo a produzir mais células de defesa, fortalecendo o sistema imunológico e blindando o organismo contra várias doenças.

A pele do rosto é tonificada

O sorriso funciona como uma verdadeira ginástica facial. Com os movimentos provocados por esse gesto, os músculos do rosto são estimulados e ficam mais firmes, o que previne o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez. A estimulação dos músculos faciais também melhora a circulação sanguínea na região, o que deixa a pele mais bonita. “Ao estimularmos os músculos do rosto, conseguimos deixá-lo mais firme, ativando a produção de substâncias que sustentam a pele”, explicou Fernando Passos Freitas, dermatologista pós-graduado em Medicina Estética, ao portal Terra.

Fonte Texto: Metlife

Conheça as melhores opções de Seguro Dental da Floripana e sorria com segurança 😀

 

Post by floripana