Conheça as principais urgências odontológicas!

Conheça as principais urgências odontológicas

Urgências médicas, apesar de imprevisíveis, costumam acontecer com bastante frequência. Nessas horas, a maioria das pessoas sabe quando é necessário procurar um hospital. Tais situações podem ocorrer com pessoas de diferentes idades, a qualquer hora do dia ou da noite e em qualquer lugar. Geralmente, incluem dor, sangramentos ou fraturas.

O que são urgências odontológicas?

Uma urgência odontológica é qualquer problema dentário que precise ser resolvido imediatamente para salvar um dente, interromper o sangramento contínuo do tecido ou aliviar a dor intensa.

Em alguns casos, a dor ou sensibilidade repentinas não caracterizam urgências, mas precisam ser examinadas. Nessas situações, um profissional deve avaliar o quadro o mais rápido possível, antes que a situação piore e ameace ainda mais a saúde bucal. Cabe ao cirurgião-dentista acolher, diagnosticar e tratar essas complicações.

Quais são as principais urgências?

Existem várias coisas que levam alguém a buscar atendimento odontológico urgente. Conheça algumas:

Fraturas
Os dentes são fortes, mas, mesmo assim, são propensos a fraturas e rachaduras. Às vezes, isso não gera dor. Quando se estendem até a raiz, porém, é provável que a dor seja extrema.
Esses casos podem assumir várias formas, mas, geralmente, são causados por trauma, trituração e mordida ou após um procedimento odontológico — como um canal.
Além disso, quem pratica esporte de contato — por exemplo, basquete ou futebol — deve ter mais cuidado com os dentes.

Infecções
Outra urgência odontológica pode ocorrer devido a algum tipo de infecção oral. Herpes labial ou gengivite, por exemplo, requerem cuidados médicos, mas não atendimento urgente.
Já quando houver inchaço ao redor da linha da mandíbula ou debaixo da língua e dificuldade para respirar ou engolir, é preciso atenção. Afinal, isso pode ser um sinal de uma infecção que ocorre no assoalho da boca, debaixo da língua. Essa situação requer cuidados urgentes, uma vez que as bactérias são capazes de viajar da cavidade oral para o tecido pericárdico, ao redor do coração.
Outras infecções podem causar dores terríveis, a ponto de interferir no sono e na rotina do paciente mesmo quando são tratadas com medicamentos analgésicos vendidos sem receita. Isso também se qualificaria como um motivo para consultar seu dentista imediatamente.
É importante observar que essas infecções são tipicamente condições avançadas que poderiam ter sido tratadas com mais facilidade antes de chegarem ao ponto em que uma visita de urgência é necessária. Sendo assim, o mais indicado é agendar uma visita odontológica quando a dor começar ou — ainda mais importante — fazer consultas regulares ao dentista.

Restaurações
As restaurações dentárias são as várias maneiras pelas quais o dentista pode substituir dentes ausentes ou reparar partes da estrutura. Essas alterações costumam acontecer devido a cárie dental, deterioração de uma restauração previamente colocada, traumas ou fraturas.
As restaurações podem ser de diversos materiais; entre eles, resina, ionômero de vidro, porcelana, amálgama — uma liga de prata, mercúrio, cobre, estanho e, algumas vezes, zinco — ou ouro.

Existem outras situações em que, normalmente, é preciso procurar um dentista. Entre elas:

dor relacionada ao dente do siso;
restaurações frouxas ou perdidas;
complicações pós-operatórias;
cárie profunda;

Por que estar preparado para essas situações?

Nem sempre é possível prever as urgências dentárias, que costumam ser bastante dolorosas e muito caras. Quase sempre, é necessário tratamento para aliviar a dor e garantir que o seu sorriso receba o melhor cuidado possível.

Os problemas dentários raramente se resolvem sozinhos; portanto, é recomendado assistência odontológica para corrigir o problema e fazer você se sentir melhor. Assim, é possível evitar mais danos aos dentes e gengivas.

A maioria dos ferimentos na boca deve ser avaliada imediatamente, pois isso pode fazer a diferença entre salvar e perder um dente. Adiar continuamente a procura de atenção para uma urgência costuma fazer o quadro se agravar.

Qual a importância de ter um plano odontológico?

No meio da tensão, pode ser difícil pensar com clareza. Talvez você não saiba o que fazer ou onde procurar ajuda; daí a importância de contar com um plano odontológico e evitar desesperos financeiros.

Se as urgências odontológicas ameaçarem causar estragos em seu sorriso, não se preocupe: a Floripana Seguros está pronta para fornecer o plano adequado para você e sua família. Com serviços de qualidade, ótimo custo-benefício, ampla rede de atendimento, equipe experiente e acesso a diversos tratamentos odontológicos, ninguém precisa perder o sono por causa da saúde dos dentes.

Fonte: Golden Cross

Post by floripana