Cultura digital: qual sua influência na sociedade?

Pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social que são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação.

O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento global em diferentes aspectos. Mudou a maneira como vivemos, iniciando um novo tipo de cultura, chamada de cultura digital.

A transformação digital mudou diversos contextos da sociedade — educacionais, financeiros, organizacionais, entre outros. Neste post, falamos sobre o que é a cultura digital, sua importância e os elementos mais relevantes que a compõem:

O que é a cultura digital?
O que mudou com a cultura digital?

3 etapas para construir uma cultura digital na sua empresa

O que é a cultura digital?

A cultura digital se refere a toda mudança ocasionada pela tecnologia e pela internet, que, em poucos anos, transformou o mundo e como interagimos nele.

Em uma sociedade que permanece em constante crescimento e transformação, a cultura digital emerge com práticas sociais inovadoras que reconfiguram a maioria dos aspectos de nossas vidas.

Há 100 anos era possível interagir com o outro lado do mundo tão rápido quanto agora? Claro que não! Inclusive, teriam zombado de nós se tivéssemos cogitado esta ideia.

Hoje, tudo acontece por meios eletrônicos, que nos dão infinitas oportunidades, desafios e benefícios, sejam eles educacionais, sejam econômicos, sejam sociais.

No entanto, o conceito de cultura digital não teria surgido sem a criação de TICs: Tecnologias de Informação e Comunicação, como exemplo temos as Redes sociais, a própria Internet; tablets, smartphones, computadores, notebooks, entre outros.

Atender consumidor é, cada vez mais, um papel para robôs - LIQ

O que mudou com a cultura digital?

Organizações

As organizações públicas e privadas se desenvolveram com mais rapidez e sucesso por meio de planejamento baseado na cultura digital.

Os Estados que se adaptaram à cultura digital conseguiram uma aproximação das pessoas em suas comunidades e vice-versa, obtendo uma maior inclusão para o avanço da sociedade.

No setor privado, as organizações alcançaram um nível mais alto de competitividade em relação aos seus pares.

Finanças

Com a implementação de estruturas inovadoras e altamente globais, a cultura digital mudou a maneira como vendemos nossos produtos e serviços ao mundo.

As estratégias de marketing mudaram e, hoje, se baseiam na criação de um vínculo com os usuários por meio do uso de recursos tecnológicos, obtendo um relacionamento empresa-consumidor capaz de gerar um maior volume de vendas.

Educação

As TICs no campo educacional representam um grande avanço. Um exemplo é sua implementação no currículo de estudo, como o ensino da informática.

Além disso, permitem que, cada vez mais, as informações estejam acessíveis para todos os alunos.

A tecnologia chegou às escolas para capacitar ainda mais seus alunos.

Empreendimentos

A cultura digital, via internet, serviu de estrutura fundamental para concretizar os sonhos e as estruturas de negócios que nasceram do próprio impulso dos empreendedores.

Segurança

Hoje, o vazamento de informações e cyber ataques, cada vez mais frequentes, são ameaças reais muito preocupantes para as empresas.
As novas e rigorosas leis de privacidade de dados, como a Regulação Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR), prevê alto controle e penalidades altíssimas para empresas que se envolverem em um vazamento de informações – seja por negligência ou qualquer ilegalidade prevista no novo estatuto, o risco torna-se ainda mais danoso.

Fonte Texto: Rock Content

Você também pode se interessar:

Cibersegurança: como proteger os dados da sua empresa?

 

Post by floripana