Dia Mundial do Yoga

O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, crianças e idosos. 
Para ter todos os benefícios do Yoga, são necessários pelo menos 3 meses de prática, pois à medida que a pessoa vai praticando a atividade, consegue ter maior consciência corporal e passa a controlar melhor a mente para que ela influencie o corpo e, assim, todo o organismo trabalhe de forma harmônica e equilibrada.
7 benefícios do yoga para a saúde
Assim, alguns dos benefícios que o Yoga pode trazer para a saúde, são:

Diminui o estresse e ansiedade

A meditação praticada no Yoga faz com que a pessoa se concentre no presente, desocupando a mente de problemas do passado ou futuro, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente para as situações do dia-a-dia.
Além disto, também ajuda no tratamento da depressão, devido à sensação de relaxamento, com aumento da auto-confiança, otimismo, concentração, diminuição da irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

Promove condicionamento físico

Os exercícios, técnicas e posturas desta atividade podem melhorar a resistência e fortalecimento dos músculos, de forma mais ou menos intensa, a depender do estilo e modalidade do Yoga praticado. 
Isto ajuda a melhorar o desempenho do corpo para atividades físicas e tarefas diárias, aumenta a massa magra e deixa o corpo em forma, com maior definição e músculos tonificados. 

Facilita o emagrecimento

Um dos principais motivos que a prática do Yoga causa perda de peso é devido ao controle da ansiedade e vontade de comer, diminuindo a quantidade de calorias consumidas no dia.
Os exercícios e posições realizados também auxiliam na perda de gordura, mas isto varia de acordo com os estilo praticado, menos nos mais tranquilos, como Iyengar ou Tantra Yoga, ou mais nos dinâmicos, como Ashtanga ou Power Yoga, por exemplo.

Alivia dores corporais

Com o Yoga, a pessoa passa a ter maior consciência corporal, o que significa que ela terá maior percepção da postura, da forma como anda, como senta e sinais de tensão muscular. Desta forma, é possível corrigir alterações, como contraturas, para que qualquer alteração seja resolvida e a estrutura muscular fique relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo. Confira alguns exercícios do Yoga para melhorar a dor nas costas.
Os exercícios de postura e alongamento também ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, por exemplo.

Controla a pressão e os batimentos cardíacos

O Yoga proporciona melhora do funcionamento do coração e pulmões, pois regula o sistema nervoso e melhora a circulação sanguínea, batimentos do coração, pressão arterial, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.
A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração. Desta forma, o Yoga melhora o condicionamento físico, mas de forma diferente das exercícios físicos convencionais, como musculação ou esportes.

Melhora o sono

Além de causar relaxamento e tranquilidade, facilitando uma boa noite de sono, o Yoga aumenta a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono, deixando-o com mais qualidade e profundidade. 
Ter o corpo mais relaxado também faz com que o descanso seja melhor à noite, proporcionando mais energia e disposição no dia seguinte.

Texto fonte: Tua Saúde

Como aprender sem sair de casa?

Yoga.Com Studio, o aplicativo de yoga completo

O aplicativo Yoga.Com Studio inclui 300 poses e exercícios de respiração, com demonstrações em vídeo para cada postura e também imagens em 3D do músculo exercido na atividade. Além disso, possui 45 programas de aulas com instruções para melhorar a saúde e o bem-estar.
Neste app, você pode participar de uma comunidade de yogis iniciantes, intermediários ou avançados, sendo possível encontrar até professores da modalidade! É possível tirar fotos, compartilhar o seu progresso, curtir e comentar o desenvolvimento dos outros usuários.
Disponível para iOS e Android.

 Ioga – Posturas e Aulas

O aplicativo, em português, tem as opções de poses ou de aulas. São 111 poses disponíveis e cada uma delas tem uma explicação por escrito e um vídeo mostrando a execução. Na seção de aulas, é possível escolher entre equilíbrio, força e flexibilidade; cada um desses estilos possuem aulas para praticantes iniciantes, intermediários ou avançados.
O app também tem a possibilidade de salvar quais aulas já foram executadas, assim como planejar as próximas.
O layout é bastante amigável e limpo e é possível baixar as poses e aulas para executar offline. Isso é bacana.
Disponível para Android (gratuito) e iOS (pago).
Últimas publicações:

Experiências Culturais sem sair de casa
Como prolongar a sua vida com mais saúde e disposição
5 práticas para ter bons resultados financeiros
Benefícios do Seguro de Vida para Empresas
Post by floripana