Dicas alimentares fundamentais para sua saúde bucal

Às vezes não dedicamos atenção suficiente à nossa própria saúde, principalmente a bucal. Contudo, o bem estar, a saúde do seu sorriso e prevenção ao mau hálito começam bem antes, com os alimentos que você come.

Escolhas e qualidade de vida andam lado a lado. Por isso, trouxemos as dicas básicas do Dr. Danilo Maurici (responsável técnico na empresa Metlife) para que, com a saúde bucal em dia, você seja uma pessoa mais segura, feliz, com um sorriso saudável e sem barreiras para curtir a vida.

Comece comendo certo

O básico, no fundo, o senso comum já contou para nós: alimentos como cebola e alho não colaboram para que você tenha um hálito refrescante. Contudo, a dica aqui são os alimentos que nos ajudam. São eles: maçã, cenoura, pepino, gengibre, iogurte natural sem açúcar, suco de limão, hortelã e água. É claro que você não vai comer tudo de uma vez mas, combinando estes ingredientes em sua dieta normal, você terá ótimos resultados.

Nunca esqueça de escovar a língua

Mesmo que você se alimente corretamente, um deslize pode ser comum: se esquecer de escovar a língua. A higiene bucal é importante em sua totalidade, a escovação dos dentes, o fio dental e a limpeza dos resíduos depositados na língua. Fique atento a isso!

Alimentação incorreta pode enfraquecer os seus dentes

Quando se trata de saúde dos dentes, Vitamina C e Cálcio são os dois “ingredientes” que você deve ficar de olho na hora de montar a sua dieta. A falta de Vitamina C, encontrada principalmente nas frutas cítricas, pode ocasionar, em combinação com outros fatores, o sangramento das gengivas e diminuição da massa óssea, podendo levar à mobilidade dos dentes. Já o Cálcio, encontrado no leite e seus derivados e nas hortaliças de folhas verdes escuras (couve, por exemplo), colabora para que seus dentes cresçam fortes e saudáveis.

Alimentos para quem tem a rotina corrida

Uma boa dica para manter a boca em dia, é investir em alimentos que, eles mesmos, já auxiliam na higiene bucal. Isso acontece em função da composição destes alimentos que podem deixar menos resíduos nos dentes e língua após a refeição, ou ainda ajudam a combater bactérias devido à sua acidez. São eles: maçã, cenoura, coco, amêndoas, castanhas, pera, kiwi, melancia, acelga e pepino entre outros. Vale o lembrete: isso não quer dizer que ao consumir esses alimentos você não precisa escovar os dentes. Pelo contrário, assim que possível não deixe de fazê-lo.

Conheça os vilões de sua dieta

Em paralelo, existem aqueles alimentos que não ajudam na manutenção da saúde bucal. Alguns exemplos:

• Frutas secas: ricas em açúcar e pegajosas;
• Bebidas açucaradas, balas duras: ficam muito tempo na boca;
• Bebidas alcoólicas: o álcool desidrata os tecidos da boca;
• Alimentos ácidos: que podem causar a erosão ácida;
• Alimentos ricos em amido e café: podem alterar a coloração dos dentes.

O cuidado com a alimentação vai além da saúde bucal, é claro. Alimentar-se de forma equilibrada, investir em exercícios físicos e fugir de aborrecimentos desnecessários são medidas muitas vezes simples que podemos assumir em nossa rotina para que a vida seja mais leve e feliz.

Vale lembrar que o mau hálito pode ter diversas causas, dentre elas problemas estomacais. A melhor coisa a se fazer ao identificar este tipo de situação é agendar uma consulta com o seu dentista, que fará o tratamento ou encaminhará você para o profissional correto.

Fonte Texto: Metlife

Neste ou em outros momentos, buscamos o que é melhor para você. Em dicas como essas aqui no blog ou no suporte para conhecer as mais diversas opções de coberturas adequadas ao seu padrão de vida, para manter ou melhorar a sua saúde dental.

Conheça agora as opções de Seguro Dental na Floripanasorria com segurança 😀

 

Post by floripana