Os fatores que influenciam no preço do seguro auto

15 de março de 2018

patty

Seguro Auto, SEGURO AUTOMÓVEIS

0

SEGURO auto floripanaPara cotação dos valores dos seguros de automóveis, as seguradoras levam em consideração os seguintes fatores básicos:

Perfil de cliente

As principais informações sobre o cliente, como idade, sexo e estado civil são utilizadas como parâmetro para avaliação deste fator. As mulheres e pessoas acima de 60 anos, por exemplo, costumam pagar menos do que homens e pessoas mais jovens, com idade até 25 anos.

Além disso, é verificado também se o condutor do veículo já se envolveu em sinistros anteriores. Para aqueles que têm um passado “limpo” em acidentes e ocorrências de trânsito, o seguro pode ter valor reduzido.

Modos de uso e de conservação

As seguradoras verificam como o carro é usado no dia a dia do segurado. Um dos quesitos analisados é o local onde o veículo permanece estacionado, se fica na rua ou se dispõe de estacionamento durante a maior parte do tempo.

É verificado, ainda, quem são os possíveis condutores do veículo. É muito comum, por exemplo, que o proprietário do carro nomeie no seguro seus filhos ou seu cônjuge como condutores suplementares.

Região de circulação

Este quesito considera os percursos pelos quais o veículo será conduzido normalmente, bem como os locais em que ficará estacionado.

Se passar, todos os dias, por uma região onde há maior índice de acidentes de trânsito ou se permanecer estacionado em ruas com muitas ocorrências de furtos ou roubos, por exemplo, terá o valor do seguro do automóvel mais elevado.

Vai comprar um carro usado?

Além da situação de conservação do veículo e o valor de mercado do carro, que tratamos anteriormente, as seguradoras também verificam alguns dados estatísticos e comerciais.

São analisados os valores das peças do automóvel, a probabilidade de roubos e furtos para aquele modelo específico e as condições do seu sistema de segurança (alarmes, rastreadores, travas, etc.).

Tipos de cobertura

O valor do seguro também sofrerá variação dependendo dos tipos de cobertura contratadas pelo segurado. Mais coberturas, importarão em aumento do valor do seguro e vice-versa. É o caso do carro extra, que possibilita ao segurado a utilização de um carro reserva coberto pelo seguro para o período em que seu carro estiver em conserto.

Agora que você já conhece as diferenças entre os tipos de seguro de veículos existentes no mercado, fica mais fácil analisar as propostas de seguro de carro novo e seguro de carro usado. Seja qual for o seu caso, é essencial realizar pesquisas e comparar todos os detalhes e valores. Nós podemos lhe auxiliar nesse processo, indicando as coberturas que se adequam ao seu perfil.

Post by patty