Tratado de Schengen: O que é?

Muitas pessoas ficam na dúvida na hora de contratar o seguro viagem ideal e não entendem porque quase todos os países da Europa exigem seguro viagem para todos os viajantes. Então, se você quer viajar para a Europa, é muito importante você entender como funciona o famoso Tratado de Schengen e como ele influencia no seguro.

O que é o Tratado de Schengen?

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes.

O Tratado também estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

IMPORTANTE: Os únicos países europeus que não participam do Tratado de Schengen são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.

MUITO IMPORTANTE: Você viajar sem um Seguro Viagem para um dos países do tratado, pode ser motivo de deportação e fim das férias. Sim, é nesse nível!!!

Qual a diferença entre o Tratado de Schengen e a União Européia?

Bom, essa diferença é bem fácil de entender. A União Europeia (UE) é basicamente um acordo político-econômico entre os países Europeus participantes. O objetivo é estabelecer e fortalecer um mercado comum entre as nações da união.

Já o Tratado de Schengen, como dito anteriormente, relaciona-se apenas com o controle de circulação de pessoas entre os países signatários.

Quais países fazem parte do Tratado de Schengen?

Os seguintes países europeus participam do Tratado de Schengen:

Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Holanda
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
Liechtenstein
Chipre

Vantagens de viajar com Seguro de Viagem

Assistência médica em casa e hospitalar;
Assistência odontológica;
Assistência farmacêutica;
Indenização por morte acidental;
Extravio de bagagem;
Atendimento 24h em português.

Como utilizar o seguro viagem em caso de emergência?

No geral, o seu atendimento será feito 24h por dia, por uma central em português e com atendimento 365 dias do ano. Uma vez que você consegue falar com o suporte, explique a situação e você receberá instruções de como agir. Geralmente, eles indicam o hospital mais próximo ou enviam um médico até você.

Caso não consiga ligar para a sua seguradora ou for uma emergência, siga até o hospital mais próximo e guarde todos os recibos e comprovantes para solicitar o reembolso da sua seguradora. Mas atenção ao limite da cobertura contratada por você, pois esse será o valor do atendimento que a seguradora deve cobrir.

Fonte: Blog Prefiro Viajar

Post by floripana