Dicas importantes se você bateu o carro

6 de setembro de 2016

patty

Novidades

0

floripana-dicas-bateu-o-carroCondutores de veículos sabem que estão sujeitos a riscos a todo momento no trânsito, no entanto nem todos estão preparados para agir em caso de um acidente. Muitos entram em choque e simplesmente não conseguem ter reação após o ocorrido, outras não se lembram ou não sabem dos procedimentos. Pensando nisso disponibilizamos um passo a passo com 5 dicas de como proceder após um acidente de trânsito.

  1. Verificar se há feridos no local

A primeira coisa com a qual você deve se preocupar é se há feridos. De maneira alguma mexa na vítima, esteja ela dentro ou fora do carro apenas se ocorrer um princípio de incêndio no automóvel e haja risco de explosão. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e relate o ocorrido. Informe ao atendente se há pessoas presas nas ferragens do veículo e se percebeu vazamento de óleo ou de combustível na pista.

2.Sinalizar o local do acidente

A legislação federal permite que os carros envolvidos em acidentes sejam removidos caso atrapalhem terceiros, mas somente caso não haja vítimas (feridas ou fatais). Posicione-os no acostamento (se houver) ou, se possível, na faixa da direita, de forma que não atrapalhem a circulação. Ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo de sinalização a 30 metros de onde o primeiro carro estiver parado — distância mínima recomendada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito. Não se preocupe se essa mudança pode influenciar a avaliação ou investigação do acidente pela polícia ou pela seguradora. A dinâmica de como estão as avarias já deixa claro como ocorreu o acidente.

  1. Registrar ocorrência

Os envolvidos devem fazer o Boletim de Ocorrência, conhecido como BO em muitos Estados, ou como Brat (Boletim de Registros de Acidentes de Trânsito). Pode-se chamar a Polícia Militar 190 para ir até local, ou fazer o registro posterior, caso não haja vítimas. Algumas regiões — é o caso de São Paulo, Rio de janeiro e Paraná já oferecem boletim online. Eles podem ser preenchidos na hora através de smartphone, e permitem até anexar fotos do acidente. É importante ter os dados dos envolvidos nome, endereço e telefone e dos veículos marca, modelo e número da placa. Se as partes envolvidas divergirem sobre de quem é a culpa, cada um pode fazer seu BO separadamente. Neste caso, é recomendável pegar contatos de testemunhas.

  1. Acionar o seguro do veículo

Ligue para a seguradora e solicite o reboque para levar o carro avariado até a oficina. Lembre-se de que quem causou o acidente é o responsável pelas despesas e, neste caso, deve-se acionar o sinistro para terceiros. Caso a apólice não cubra terceiros, o responsável terá de arcar com os custos do próprio bolso.

  1. Solicitar o DPVAT quando necessário

O Seguro Obrigatório DPVAT indeniza vítimas e parentes de vítimas de acidentes de trânsito ferimentos, invalidez ou morte. Mas atenção: este benefício só pode ser solicitado caso tenha sido feito o BO ou Brat e a pessoa possua os registros médicos.

Nossos clientes tem atenção especial, cada cliente é ÚNICO, tratamos cada um, com transparência, fazendo assim a FLORIPANA CORRETORA DE SEGUROS uma empresa de ÉTICA PROFISSIONAL.
Estamos localizados na Rodovia SC 401 nº 15068 sala B, Vargem Pequena – CEP: 88052-000
Florianópolis – Santa Catarina
Tel/Fax: (48) 3269-6232 / Celular: (48) 9104-4636
Email: floripana@floripana.builderallwppro.com

Post by patty

Deixe uma resposta