Diferenças entre Plano de Saúde X Seguro de Vida

A preocupação com a saúde é algo presente na vida de todos os brasileiros. Muitas famílias procuram manter os seus exames em dia, com o objetivo de verificar como está o bem-estar e, em caso de problemas, o que precisa ser feito para se recuperar quanto antes.

Essa preocupação também inclui os tipos de serviços de saúde que a pessoa tem a sua disposição. O Sistema Único de Saúde (SUS) já disponibiliza muitas opções e vantagens, mas há aqueles que procuram mais. As duas escolhas principais são os seguros de vida e os planos de saúde.

No entanto, você sabe quais são as diferenças entre esses dois e em quais casos um deles irá melhor atender às suas necessidades? Então, leia este texto para conhecer as características de cada um.

Características do plano de saúde

O plano de saúde é caracterizado por ser um serviço oferecido por determinada empresa que proporciona atendimentos em clínicas e laboratórios. Esse serviço ainda pode incluir a prestação de mais opções ligadas à área da saúde, dependendo de qual for o contrato selecionado.

O objetivo do plano de saúde é cobrir gastos médicos com consultas, internações e possíveis cirurgias. O cliente seleciona um contrato e paga uma mensalidade estipulada. A medida que ele for pagando, tem o direito de usufruir dos benefícios.

Assim, os clientes têm à sua disposição uma opção mais ágil e, em muitos casos, qualificada, em relação ao sistema público. Dependendo da emergência ou da urgência enfrentada pelo indivíduo, ter um plano pode fazer com que ele lide mais rapidamente com o problema, sem oferecer maiores riscos à saúde.

Os planos mais comuns oferecidos são: individual, familiar, empresarial e coletivo por adesão. Cada empresa tem sua própria rede de atendimentos, variando em cobertura e abrangência. Aqueles que costumam viajar com frequência podem escolher uma categoria com cobertura mais ampla, podendo ser atendido em vários lugares.

De uma maneira geral, o plano de saúde é um investimento que qualquer um que deseja ter acesso a um tratamento médico adequado pode fazer. É uma opção muito interessante tanto para quem tem família, incluindo crianças, quanto para donos de empresas, que podem resguardar a vida e a saúde de seus funcionários.

Características do seguro de vida

Assim como no caso do plano de saúde, o seguro também envolve o pagamento de uma mensalidade. Contudo, os preços costumam ser abaixo dos cobrados pelos planos. Esse valor será variável, dependendo de fatores como a idade do segurado, o pertencimento a um grupo de risco e o valor da cobertura a ser recebido.

Em troca da mensalidade, a seguradora oferece um pagamento único. Este benefício pode ir para os beneficiários após a morte do segurado. A depender do contrato estabelecido, o recebimento também pode ocorrer em casos de doença grave ou invalidez.

Portanto, a ideia do seguro é garantir que o segurado e sua família tenham uma estabilidade, no caso de acontecer algum imprevisto. Dessa forma, tanto o beneficiário, quanto seus dependentes, recebem a indenização definida em contrato.

O Seguro de Vida pode ser utilizado em vida, como nos exemplos: Invalidez,  DIT, Indenização por doenças graves, entre outros.

 

Fonte: Blog Jornal Porto Gente

Post by floripana